«(A)ventura de Ensinar» Maria Paula Marques

Título: (A)ventura de Ensinar
Recortes de uma vida dedicada à escola pública
Autor: Maria Paula Marques
Coleção: Lua Cheia
Género: Ensaio
Ano: 2014
ISBN: 978-989-8724-01-4
Formato: 16 x 24 cm
Páginas: 140
P.V.P.: 12,00 €




O colorido e a clareza dinâmica da sua escrita fazem-nos testemunhar os “casos” que narra e ouvir as conversas que relata, ora com senti da emoção, ora com alegria, sorrisos ou sonoras gargalhadas, ora ainda com uma ambivalência de sentimentos difícil de definir…
(...) Mas (A)ventura de Ensinar não se limita a um registo de intimistas memórias: adquire uma outra dimensão, um outro valor, ao colocar o dedo em algumas “feridas” do nosso sistema educativo. Revela, por exemplo, como, paulatinamente, interesses inconfessáveis têm vindo a pôr em causa e a asfixiar a escola pública com a cumplicidade do poder político ao qual, supostamente, caberia a sua defesa.
Assim, enquanto as nossas escolas estiolam à míngua de alunos e de recursos, os colégios florescem despudoradamente, funcionando à imagem e semelhança das famigeradas parcerias público-privadas: os lucros são, de facto, privados, mas as despesas, essas, são públicas, uma vez que são pagas com o dinheiro dos nossos impostos.
(...)
E como “uma vez professora, professora para sempre”, a Paula, pelo seu exemplo, continua a dar razão e vida às palavras de Maria Teresa Horta: “Sem eles [os professores], não há futuro.”.
Maria Luísa Azevedo (do Prefácio)