«Caminhos e Encruzilhadas» Ana Gomes Branco

Título: Caminhos e Encruzilhadas
Autor: Ana Gomes Branco
Coleção: Lua Crescente
Género: Poesia
Ano: 2012
ISBN: 978-989-8524-57-7
Formato: 14,5 x 20,5 cm
Páginas: 98
P.V.P.: 10,00 €





A tinta que sai-me da caneta, derrama no papel, forma uma mancha, um borrão. É a tinta da minha alma, o sangue que me corre na veia, o olhar espelhado numa folha branca de papel.
Assim começa o prólogo, assim começa esta jornada – desde os caminhos que percorri para escrever este livro às encruzilhadas que encontrei e as escolhas que fiz. E por isso:

“Regresso ao lugar onde comecei,
Este pioneiro meu lugar,
Em que tudo dei
E reaprendi a amar.”

Escrevi-o com tudo o que tinha para escrever, em todo o lado e sobre tudo. Mas o que realmente ficou foi um espelho para o que sou, um reflexo da minha alma nestas palavras que escrevo.

“Na noite do silêncio e da luz
Onde eu escrevo o meu Mundo
E onde, no sonho junto,
Junta-se o mistério de mim.”

Acabo esta etapa, mas não antes sem antever o que virá – o futuro ainda incerto que nos escapa da mão. Só nós o podemos modificar, agarrando-o e tomando controlo do que é nosso: a nossa vida.

“Se fui de ida, ia,
Chegando à minha morada…
Ainda é de dia
E não acabei esta Jornada.

Atravesso então o Forte
(O coração bate mole).
Sinto o sopro da Morte –
E põe-se o Sol.”