«Palavras» Telma Estêvão

Título: Palavras
Autor: Telma Estêvão
Coleção: Luar de Poesia
Género: Poesia
Ano: 2012
ISBN: 978-989-8524-36-2
Formato: 14,5 x 20,5 cm
Páginas: 76
P.V.P.: 10,00 €





Verbos

Os verbos começam a ganhar vida
agitam-se na mente, desassossegados
arranha-me e açoitam-me, em castigo.
Empurram-se e atropelam-se
até germinarem
soltam-se do coração, frios
e escorrem pelos dedos, cálidos
famintos e em excitação…
Por uma folha imaculada,
Escrevem e varrem a dor.
Mal sabem, o quanto vão sofrer…
Às vezes emudecem-me a caneta, com magoa,
Outras vezes abraçam-na e não se calam.
Às vezes deixo a saudade desenhada
nas folhas do meu querer,
outras vezes escrevo, o esquecimento e o nada
e da insignificância vem tanto…
Os versos agitam-se como um vendaval
sentem os murmúrios da minha inquietação
risco-os, rasgo-os, deito-os ao lixo!
Tenho ciúmes das palavras,
que na folha se enleiam e despertam
da vida que elas contêm e ganham… nas entrelinhas,
das verdades, das mentiras, das meias verdades!
Às vezes só desejo, que descansem
que saibam que gosto delas, quando se calam,
que digam até à próxima, a quem partiu.